A Bíblia diz que todo ser humano – sem exceção – é pecador.
Até aquela senhorinha da sua rua que sempre faz docinhos para a igreja, que está sempre sorrindo e parace que só faz o bem a cada segundo do seu dia. Até ela é pecadora aos olhos do santo Deus! A Bíblia diz que o pecado dominou todos os homens.
Na Bíblia, a palavra “salvação” tem vários significados:
– perdão dos pecados – pelo sangue de Jesus Cristo
– nascimento espiritual – passagem da morte espiritual para a vida, recebendo uma nova natureza de Deus
– libertação do jugo do pecado e do poder de Satanás, da condenação e do castigo pelo pecado, sujeitando-se ao poder de Deus pela obediência ao Espírito Santo e à Palavra de Deus
– redenção – pelo altíssimo preço do sangue e da vida de Jesus Cristo (Ef. 1,7)
– Justificação – o que significa que nos tornamos justos aos olhos de Deus; Deus retira a sentença de culpa que antes recaia sobre nós (Rm 3.2), conferindo o dom da justiça (Rz 5, 17-19)
– estágio futuro da salvação – engloba redenção do corpo pela ressurreição (Rz 8,23-24).
POR QUE EU PRECISO SER SALVO?
Quase todos nós já experimentamos salvação em alguma tragédia: um acidente, uma enfermidade grave, um assalto… Quando a Bíblia diz que precisamos ser salvos, ela se refere a pior de todas as tragédias: enfrentar a ira de Deus. A Bíblia diz claramente que haverá um dia de julgamento, quando todos os seres humanos prestarão contas diante do tribunal de Deus. Nesse dia, Deus derramará sua ira sobre os pecadores. Salvação é ser salvo dessa ira.
Muitos acreditam que Deus é amor e por isso não se ira com os homens. Outros acham que Deus não tem motivo para se irar com eles, pois se esforçam para fazer coisas boas. Mas isso não é o que a Bíblia diz.
“Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.” (Romanos 3:10-12)
Se ninguém é justo, não há uma só pessoa que faça o bem, estamos todos perdidos, precisando de salvação. E a salvação nos é dada por Deus, por causa de sua bondade e amor por nós. Jesus Cristo, o Filho de Deus, suportou a ira de Deus em nosso lugar, pagando o preço pelos nossos pecados. Jesus nos salvou da ira de Deus.
“Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.” João 3.36
A resposta a essa pergunta influencia toda a nossa vida. Como cristãos, sabemos que Deus se revelou de diversas maneiras. Graças à revelação de Deus podemos saber tudo o que é necessário saber sobre Deus.
“Você é fanático, só fala em Jesus. Tanto faz falar em Alá, Buda, na sorte ou no “Ser Supremo. Acreditar é o que conta."
Um dia eu estava no aeroporto em Berlim. Antes de embarcar passamos pelo controle de passaporte. O rapaz da minha frente entregou o passaporte para o guarda, que disse: “Um momento! Seu passaporte está vencido!” O rapaz respondeu: “Ah, qual é? Não seja tão exigente. O que importa é que eu tenho um passaporte!” “Você está errado” – retrucou o guarda. O mais importante é ter um passaporte válido.”
O mesmo acontece com a nossa fé. O fato de acreditarmos – em alguma coisa que seja – não é o que importa no final. A questão não é ter qualquer tipo de fé, mas uma fé verdadeira, que nos permite viver quando há escuridão em volta, que nos sustenta em momentos difíceis e que nos ajuda diante da morte. A morte é um bom teste da sinceridade da nossa fé. Você vai aguentar o teste?
Há apenas uma fé verdadeira. A única que nos permite viver e morrer de modo digno. É a fé no Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus. É verdade que Jesus disse: “Na casa de meu Pai há muitas moradas” (João 14:2). Mas ele também disse que há só uma porta: “Eu sou a porta; quem entrar por mim será salvo (João 10:9).”
Jesus é a porta. Conheço pessoas que não querem ouvir isso. Eles podem discutir sobre Deus por horas, trocar ideias brilhantes sobre como Ele deve ser. Mas Jesus não pode ser só um objeto de discussão.
Só a fé em Jesus, o Filho do Deus, pode nos salvar e nos permitir viver e morrer em paz.
“Quem tem o Filho tem a vida” (1 João 5:11,12). Você já pode ter ouvido falar de Jesus, mas isso não quer dizer que você tem Jesus. Quem tem o Filho, tem vida – começando agora e para a eternidade. “Quem não tem o Filho de Deus não tem a vida” (1 João 5:12). É a Palavra de Deus que diz isso.
Do livro "Jesus our destiny" de Wilhelm Bush