Na Bíblia, a palavra “salvação” tem vários significados:
– perdão dos pecados – pelo sangue de Jesus Cristo
– nascimento espiritual – passagem da morte espiritual para a vida, recebendo uma nova natureza de Deus
– libertação do jugo do pecado e do poder de Satanás, da condenação e do castigo pelo pecado, sujeitando-se ao poder de Deus pela obediência ao Espírito Santo e à Palavra de Deus
– redenção – pelo altíssimo preço do sangue e da vida de Jesus Cristo (Ef. 1,7)
– Justificação – o que significa que nos tornamos justos aos olhos de Deus; Deus retira a sentença de culpa que antes recaia sobre nós (Rm 3.2), conferindo o dom da justiça (Rz 5, 17-19)
– estágio futuro da salvação – engloba redenção do corpo pela ressurreição (Rz 8,23-24).
POR QUE EU PRECISO SER SALVO?
Quase todos nós já experimentamos salvação em alguma tragédia: um acidente, uma enfermidade grave, um assalto… Quando a Bíblia diz que precisamos ser salvos, ela se refere a pior de todas as tragédias: enfrentar a ira de Deus. A Bíblia diz claramente que haverá um dia de julgamento, quando todos os seres humanos prestarão contas diante do tribunal de Deus. Nesse dia, Deus derramará sua ira sobre os pecadores. Salvação é ser salvo dessa ira.
Muitos acreditam que Deus é amor e por isso não se ira com os homens. Outros acham que Deus não tem motivo para se irar com eles, pois se esforçam para fazer coisas boas. Mas isso não é o que a Bíblia diz.
“Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.” (Romanos 3:10-12)
Se ninguém é justo, não há uma só pessoa que faça o bem, estamos todos perdidos, precisando de salvação. E a salvação nos é dada por Deus, por causa de sua bondade e amor por nós. Jesus Cristo, o Filho de Deus, suportou a ira de Deus em nosso lugar, pagando o preço pelos nossos pecados. Jesus nos salvou da ira de Deus.
“Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.” João 3.36