Só pela Revelação especial de Deus sobre si mesmo podemos conhecê-lo, conhecer o seu caráter. E essa revelação é a Bíblia
A Bíblia nos diz que Deus é amor (I Jo 4.8), que Deus é misericordioso, e tardio em irar-se (Naum 1.3), mas também que não tolera o pecado e por causa do pecado manifesta sua ira (Romanos 1.18).

Pela Bíblia também descobrimos que podemos ter comunhão com Deus, que podemos falar com Ele em oração, e que Ele nos ouve e fala conosco pela sua Palavra e pelo seu Espírito. Descobrimos que podemos louvá-lo e sabemos que Ele habita pessoalmente no meio de nós e dentro de nós para nos abençoar (Jo 14.23).
Deus também revela a sua vontade, seus mandamentos, como agradá-lo e como podemos nos achegar a ele. Sem a palavra de Deus escrita, a Bíblia, não poderíamos saber nada disso.

A BÍBLIA NOS MOSTRA QUEM SOMOS
A Bíblia fala sobre o pecado humano, por que devemos nos arrepender, confessar e abandonar o pecado. Ela explica por que precisamos de salvação. O pecado pode ser definido como deixar de se conformar à lei moral de Deus, seja em atitudes, seja em natureza.
A Bíblia diz em Romanos 7: 19 e 20: “Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.”

É assim que a Bíblia descreve o homem, incapaz de livrar-se sozinho do pecado, pois o pecado faz parte de sua natureza, ou seja, está dentro de nós. Qualquer outro livro escrito por homens, colocaria panos quentes, falaria que é possível evoluir, que podemos ser bons se nos esforçarmos. Mas a Bíblia é sincera e direta.

A BÍBLIA NOS FALA DA BOA NOTÍCIA DE DEUS AOS HOMENS

“O evangelho é o Poder de Deus para salvação de todos os homens” (Romanos 1.16).

Quando descobrimos quem Deus é e quem nós somos; quando descobrimos a perfeição e grandeza de Deus e nossa limitação e imperfeição, percebemos que sozinhos não podemos nos aproximar de Deus.

Mas se continuarmos lendo a Bíblia, descobrimos que apesar disso, Deus tem uma boa notícia para nós: “Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8). Essa boa notícia é o evangelho.

Jesus não foi crucificado por um acidente, ou só porque irritou os líderes de sua época. Jesus veio à terra para morrer pelos nossos pecados e nos reconciliar com Deus. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Evangelho de João 3:16).

Crer é essencial. Como podemos crer em Jesus se não lermos a Bíblia?